A importância da consciência ambiental

sexta-feira, 24 de outubro de 2008


Você provavelmente já leu sobre meio ambiente hoje. Seja em algum anúncio na tv, seja em algum outdoor, algum site, algum banner. Muita gente talvez não tenha noção, mas este será o assunto mais importante do nosso século, pois a nossa qualidade de vida (e, para alguns pessimistas, nossa sobrevivência) vai depender do conhecimento que temos deste tema.



Hoje, as consequências dos atos do homem sobre o planeta são eminentes : Aquecimento Global, derretimento de geleiras, desmatamento, gases poluentes. Mas o que pouca gente sabe, é que durante o nosso dia-a-dia contribuímos de forma maléfica para o planeta tanto quanto as grandes madereiras ou as fábricas e seus gases tóxicos. Desperdiçamos água, sujamos leitos de rios, poluímos o meio ambiente, alimentamos empresas ilegais, lançamos gases tóxicos no ar, e isso tudo, devido à falta de conhecimento. É plausível dizer que a ignorância é a principal barreira que nos impede de contribuir, de forma massiva, para um planeta mais vivo. Nosso principal inimigo são os maus hábitos, ou seja, nós mesmos. Talvez seja por isso que temos tanta dificuldade em coisas simples, como economizar água. Tomar um banho em 10 minutos não é difícil pra ninguém, mas muita gente simplesmente ignora o fato, por não tem total noção da gravidade da situação.

Não basta bombardear de informação, ou dizer o que deve-se ou não ser feito;é muito mais valioso disseminar uma idéia, do que uma ordem. Preservar o próprio mundo não é uma cartilha, não é um manual de usuário, e sim, um cuidado que precisa estar integrado à sua vida, assim como o cuidado com sua casa, com seus pertences, com seus filhos. Devemos funcionar como funciona o mundo, construir onde necessário, reparar onde preciso, em harmonia com nossos objetivos, com nosso dia-a-dia. Por que não começar a prestar atenção em pequenas coisas, como o tempo de banho, separar nosso lixo, consumir alguns produtos reciclados; se informar sempre sobre o que acontece com o mundo não custa caro, e vale muito mais do que se possa imaginar.

0 comments: