Efeito Estufa

terça-feira, 4 de novembro de 2008
Postado por: Nath_


O que é o Efeito Estufa?

O Efeito estufa é o aumento da temperatura no globo terrestre. Pesquisas recentes indicaram que o século XX foi o mais quente dos últimos 500 anos. Pesquisadores do clima afirmam que, num futuro próximo, o aumento da temperatura provocado pelo efeito estufa poderá ocasionar o derretimento das calotas polares e o aumento do nível dos mares. Como conseqüência, muitas cidades litorâneas poderão desaparecer do mapa. Isso é bem assustador não?

Como ele é gerado?

O efeito estufa é gerado pela derrubada de florestas e pela queimada das mesmas, pois são elas que regulam a temperatura, os ventos e o nível de chuvas em diversas regiões. Como as florestas estão diminuindo no mundo, a temperatura terrestre tem aumentado na mesma proporção. O lançamento de gases poluentes da atmosfera também tem ajudado muito...

Muitos pesquisadores já estão prevendo os problemas catastróficos que irão acontecer, caso o efeito estufa continue. Animais e plantas poderão ser extintos, as calotas polares irão derreter causando assim a morte dos ursos polares, furacões e maremotos poderão acontecer com o tamanho da intensidade e pra piorar, a produção de alimentos em vários países pode cair, sendo assim, acabando com o alimento do planeta.

Muitas ONGs estão correndo contra o tempo pra reverter a situação, criaram o Protocolo de Kyoto, que pretende diminuir os gases poluentes, mas alguns países não estão gostando muito disso. ( O que é burrice, porque eles estão preocupados com os ganhos de hoje, e nem ao menos pensam que amanhã pode não existir mais isso. )

Em dezembro de 2007, outro evento importante aconteceu na cidade de Bali. Representantes de centenas de países começaram a definir medidas para a redução da emissão de gases poluentes. São medidas que deverão ser tomadas pelos países após 2012.

Não temos como ajudar a evitar a poluição, pois tudo é efeito natural, mas podemos sim, ajudar as empresas e ONGs que com isso se preocupam. Tudo por um mundo melhor.

0 comments: